Last updated on 6 de September, 2023
A escolha de participar no primeiro Ecotrail Porto foi mais do Paulo do que minha. E que acertada escolha foi! Participar no Ecotrail foi a escolha de desbravar os trilhos bucólicos do Parque Biológico de Gaia, afagar o lombo dos burros, cumprimentar as cabras anãs, absorver todas as cores das bouças e dos campos geometricamente cultivados.
Foi galopar entre espigueiros e eiras, nas bordas do rio Febros, foi o cotovelo do Senhor António, pousado na sachola cansada, atendo aos atletas que viravam, à esquerda, na horta, foi a amabilidade dos moradores das margens do rio que abriram as portas das suas casas e o calor dos seus sorrisos foi a espontaneidade da Berit que apresentei aos fregueses de Avintes como se, eu própria, os conhecesse.






Participar no Ecotrail foi a escolha de descobrir as hortas de Campanhã, o Senhor Joaquim, aperto de mão firme, expressão complacente, a cultivar grelos e batatas e a explicar como é que a água chegava ali, vinda do Monte da Virgem, a escolha de fazer a prova a dois, e depois a três, a quatro e a cinco, primeiro o Paulo e eu, depois a Berit, depois o Paulo e depois o Mário, foi o afeto incontido dos amigos, a colaborar com a organização ou, somente, a colaborar e eu a explicar à Berit que não conhecia toda a gente do mundo, mas somente grande parte das pessoas que ali estavam.






Percorrer os trilhos do Ecotrail, foi revisitar o que resta da linha da Alfândega e mergulhar nos despojos dos túneis do caminho-de-ferro cravado nas escarpas das Fontaínhas, janelas de cimento improvisado com vistas para o verde esmeralda de Douro paternal e compassivo, a Berit à nossa espera no topo das Carquejeiras, amigos a aplaudir e a invadir-nos de preciosa motivação, o Paulo a mergulhar em todas as fontes, poças e tanques para calibrar a temperatura aquecida numa manhã que se previa de chuva.
Completar o Ecotrail, foi a escolha de arriscar num conceito que esperamos que vingue, sem pressões nem ansiedades, em família e com tantas famílias que se cruzaram connosco no caminho. E foi, para variar, uma escolha acertada!



Ana.
Max elevation: 86 m
Min elevation: 9 m
Total climbing: 362 m
Total descent: -420 m
Total time: 02:48:46
Vivo sempre tudo que escreves 🌻💛
Tu és uma inspiração. A forma como escreves permite a quem não esteve presente viajar nas tuas palavras. E que magnífica Viagem ❣Obrigada