Last updated on 4 de August, 2024
“Está quase” será, possivelmente, a localidade mais comum dos trilhos de Portugal. Ainda por Mirandela, este Sábado fomos fazer o PR3 MDL – Trilho Entre Rios, que começa junto ao Parque de Campismo “Três Rios Maravilha”, mas não se desenrola, propriamente, junto ao Rio! O trilho, com aproximadamente 7,2 km é circular e, a poucos metros do início, proporciona um bom cenário para captar os contornos do Rio Tuela, sob a Ponte Leader. Porém, logo se faz de subidas áridas e caminhos ásperos até chegar a Chelas.
A aldeia de Chelas é encantadora, com flocos de casas de xisto recuperadas, ordenadas e desempoeiradas como as peças de roupa estendidas onde cabem.
Daí até ao Açude do Rio Tuela, distam 1,4 Kms que valem bem a pena só para molhar os pés. Das rochas quartzíticas e fraturas de granito, desabrocham cursos de água quente e macia que formam lagoas lentas e convidativas.
Com os poros refrescados, continuamos a subir, sem vista de rio nenhum, com facas de calor a cortar a pele, os cabelos a derreter e o Paulo a dizer “Está quase”. Sejam 5 ou 50 Kms, não há quem faça trilhos que não ouça, antes de meio do caminho, que “É já ali” ou “Está quase”. Está sempre quase, falta sempre só um bocadinho para chegar onde quero, mas raramente alcanço aquilo a que me proponho. E enquanto trepávamos as pranchas de terra batida sobre colinas de vegetação exausta, pensava em como estou sempre a correr e me sinto mais presa do que os sobreiros engelhados distribuídos pelo caminho.
Finalmente voltamos a avistar o Rio Tuela e as Serras de Santa Comba e de Bornes e os brônquios voltaram a encher-se de alma. Regressamos, então, em direção a chelas e terminamos no bar do Parque de Campismo, para retemperar forças e organizar memórias. Afinal, estava mesmo quase!
Be First to Comment